Sábado, 6 de Março de 2010

Estrados Para Camas Articuladas

Tal como se deve dar atenção à escolhas das camas articuladas no momento da compra há um pormenor que também é importante: o estrado para a cama articulada. Estes estrados das camas de hospital ou camas geriátricas não são como os das camas normais:

Os estrados para as camas articuladas são articulados, e é devido a eles que as camas são chamadas de "camas articuladas" pois é neles que estão as articulações. Os estrados são divididos em várias secções, algumas para a parte superior do corpo, outras para as pernas.

Os estrados podem ter desde apenas duas secções articuladas (neste caso servem para erguer apenas o tronco e costas da pessoa acamada), até quatro secções. Estes últimos são chamados de "estrados tripartidos" pois têm três zonas separadas.

Cama articulada com estrado tripartido

Na camas articuladas manuais as várias secções do estrado são movidas ao rodar as manivelas. Estas manivelas estão colocadas aos pés da cama, e ao rodá-las a parte correspondente do estrado ergue-se ou baixa-se de forma a permitir ao doente ou idoso acamado mudar de posição, por exemplo para comer, ou apenas para ficar numa posição mais confortável.

Pessoas com um maior grau de necessidades podem precisar de camas com estrados tripartidos pois permitem mais versatilidade nas posições da cama permitindo por exemplo, levantar os joelhos. Em caso de dúvida sobre qual tipo de cama e de estrado escolher, recomendo escolher os tripartidos, de forma a evitar arrependimentos mais tarde devido às limitações dos estrados mais simples.

Os estrados articulados com mais secções também facilitam o trabalho de profissionais de saúde no contacto com a pessoa acamada, caso este seja necessário.

Em alguns casos, por exemplo, é recomendado levantar as pernas do acamado para melhorar a circulação pelo se deve ter um estrado tripartido. Assim basta rodar a manivela que ergue a secção do estrado correspondente às pernas. O colchão da cama articulada também é dividido em secções para facilitar a mudança de posição.

Tipos de Estrados para camas articuladas

Os estrados para camas articuladas também podem ser escolhidos em função do material usado e podem ser estrados articulados com ripas em madeira ou estrados metálicos. Talvez já tenha reparados que nas camas normais que todos usamos, os estrados mais antigos, de madeira, têm vindo a ser substituídos por estrados metálicos.

Se comprar uma cama normal hoje em dia, provavelmente a loja recomendará um estrado metálico, ou poderá mesmo já nem fornecer estrados em madeira.

Embora o preço dos estrados não tenha grande diferença em função do tipo de estrado, as vantagens dos estrados de cama metálicos em relação aos de madeira são várias: são menos danosos para os lençóis e roupa da cama, mais facilidade no manuseio, menos perigo de ferir os dedos e mãos ao lidar com eles devido a farpas da madeira, etc. (embora isto não seja muito frequente se os estrados forem de boa qualidade), já que com os estrados metálicos as arestas são suaves e arredondadas.

Alguns estrados de madeira de camas normais de casal são separados em duas metades e podem ranger quando uma metade roça na outra, enquanto que os estrados metálicos são feitos numa peça única evitando isto. No caso das camas articuladas, os estrados de ripas metálicas também são mais duráveis e resistentes, e mais fáceis de limpar.

publicado por Sergio Alex às 18:19
link do post | comentar | favorito

.posts recentes

. Venda de Cama Articulada ...

. Camas de Casal Articulada...

. Camas Articuladas Para Al...

. Catálogo de Camas Articul...

. Camas Articuladas Invacar...

. Cama Simples Articulada

. Estrados Para Camas Artic...

. Camas Articuladas Para Ve...

. Lençol para Camas Articul...

. Camas Articuladas

.arquivos

. Março 2010

.Links

Blog Camas Articuladas

Privacidade

Contacto

.pesquisar